Return to site

Canvas do Ecossistema de Inovação Cívica

(beta)

Os ecossistemas de inovação cívica podem ser fragmentados ou até desconhecidos, o que é prejudicial para as startups cívicas, organizações de controle social, governo, etc. O Code for Brazil, fornece aos cidadãos uma lista sequencial de recursos para cada estágio de sua jornada como projeto ou startup cívica, ao mesmo tempo em que delineia uma estrutura para as comunidades mapearem seu ecossistema.

É preciso uma cidade inteira para criar uma startup ou projeto cívico. Ajude-nos a tornar os ecossistemas de inovação cívica do mundo mais acessíveis e crie um novo Canvas do Ecossistema de Inovação Cívica de sua cidade hoje mesmo. 

Canvas existentes

O Canvas do Ecossistema de Inovação Cívica é um trabalho contínuo e está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 . Para contribuir ou ver um Canvas existente, veja a lista abaixo.

  • Nenhum Canvas no momento!

PRINCIPAIS COMPONENTES

O Template do Canvas do Ecossistema de Inovação Cívica representa uma visão em desenvolvimento de um ecossistema cívico. Foi inspirado no Founder Institute que vem utilizando este modelo, com resultados de sucesso em mais de 100 cidades em todo o mundo.

1. AS ETAPAS

Não existe um caminho certo para construir um projeto ou startup cívica, mas, para simplificar, delineamos uma estrutura básica e comum.

ESTÁGIO DE IDEIA

É aí que os novos empreendedores cívicos se inspiram, aprendem as melhores práticas, desenvolvem habilidades, validam ideias e começam a construir sua equipe e produto.

ESTÁGIO DE LANÇAMENTO

Nessa etapa, os empreendedores cívicos estabelecem e formalizam o projeto ou startup, desenvolvem o produto, recebem feedback dos clientes e se preparam para a próxima etapa.

ESTÁGIO DE CRESCIMENTO

Aqui, o projeto ou startup cívica prova sua utilidade, recebe reconhecimento e escala. Isso geralmente requer financiamento, anjos, etc. e maneiras de conectá-los a outros ecossistemas no Brasil e no mundo.

2. OS DEFENSORES

Para facilitar as etapas, todo ecossistema precisa de apoiadores fortes.

EVANGELISTAS

Os inovadores cívicos de sucesso devem ser as forças orientadoras de qualquer ecossistema de projetos de cidadania e controle social, especialmente na fase de Estágio de Idéia.

GOVERNO

As organizações públicas podem e devem desempenhar um papel importante, facilitando e apoiando os projeto ou startups cívicas no Estágio de Lançamento.

TALENTOS

O projeto não pode crescer sem talentos, e as universidades, as grandes empresas de tecnologia e os movimentos hackerativistas, atraem o conjunto de talentos locais.

3. HISTÓRIAS DE SUCESSO

Leva tempo, mas o produto de um ecossistema forte é o sucesso para novos projetos de cidadania e controle social. Os líderes dessas empresas ou projetos de sucesso em sua cidade, também devem ser evangelistas para novos projetos.

JUNTE-SE À CONVERSA

Se você tiver algum feedback sobre este Canvas, participe da conversa no Twitter usando a hashtag #canvascivico

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly